domingo, 2 de outubro de 2016

Waffle Light da Vovó


Queridos leitores,

Obrigada pela paciência! Já havia prometido há tempos colocar um ritmo nos meus "posts", mas a minha re-organização está levando mais tempo do que o previsto. (:/) Planejo testar mais receitas neste mês, ainda porque o marido fará aniversário em breve e teremos convidados para nos ajudar nos testes. :)

Bom, este é um fim-de-semana prolongado, pois na segunda-feira teremos aqui o Feriado da Reunificação Alemã. Por isso mesmo, nada como um chazinho especial com waffles quentinhos para relaxar e curtir o feriadão. 

Como vocês sabem, desde que adquiri uma máquina de waffles, tenho testado aqui várias receitas. Posso dizer que é surpreendente a diferença das texturas e dos sabores das diversas receitas que fiz até hoje. Repito-as ocasionalmente no meu dia-a-dia, mas quando testo uma nova tenho que mostrar para vocês, claro! 

A receita de hoje pode ser em comparação às outras, um pouco mais detalhada, mas vale a pena! Desta vez as claras são batidas em neve e acrescentadas ao final, o que dá uma textura incrível aos waffles! Ficaram muito bons, mas não são doces, ou seja, vocês podem escolher a cobertura de sua preferência! Quem está focado na alimentação light, pode comê-los puros, mas eu não resisto em cobrí-los com manteiga e mel.  No entanto esta massa é tão neutra, que  podem ser até servidos com cremes salgados ou frios fatiados. Quem quiser a massa doce bem definida deve dobrar a quantidade de açúcar.

WAFFLE LIGHT DA VOVÓ
Fonte: Chefkoch.de (usuária: nini_Jen)
Rendimento: 8 Waffles

Ingredientes:
250 ml de leite
2 ovos
40 gr. de açúcar
1 pitada de sal
1/2 col. de chá de casca de limão
180 gr. farinha de trigo
1 col. de chá de fermento químico


Instruções:
Separe as claras das gemas, reserve as gemas e bata as claras em neve. Reserve as claras em neve. Num recipiente, misture a farinha com o fermento e reserve.

Em outro recipiente, bata as gemas e o açúcar até formar uma massa clara, junte a casca de limão e a pitgada de sal. Junte agora alternadamente um pouco da farinha e um pouco do leite, sempre misturando bem entre as adições e terminando com a farinha. Agora desligue a batedeira e misture manualmente as claras em neve à massa, delicadamente  com movimentos de cima para baixo, até que a toda a massa pareça aerada. Pronto!

Prepare os waffles conforme as instruções de sua máquina.

Bom apetite!

P.S.: Estes waffles não levam óleo na massa e pode ser que grudem em algumas máquinas, principalmente naquelas que não têm Teflon. Por isso não esqueçam de pincelar um pouco de óleo quando a máquina já estiver quente, antes de fazer o primeiro waffle e se preciso pincelar ocasionalmente, caso comecem a grudar. Eu pincelei a máquina só uma vez, mesmo com o Teflon e deu muito certo.










5 comentários:

  1. Andrea, achei essa massa ótima, tb gostei da quantidade. Eu tenho uma máquina e a receita que vem é grande. Essa colher de chá deve ser o fermento, não é?
    Bjs e ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yolanda!

      Puxa, obrigada pela correção! :) Esta massa é bem legal, você vai gostar! Se experimentar me conte a sua opinião.

      Bjs

      Andréa

      Excluir
  2. Querida Andrea, voce está bem? espero que sim, há quanto tempo, quase um ano se passou, o tempo voa mesmo! Bjs e felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yolanda! Puxa, obrigada por se lembrar de mim! De fato ando desaparecida. Tenho que voltar, pois sinto falta da postagem aqui, mas não tenho assado bolos ou feito doces regularmente como no passado.
      O seu post no entanto me incentivou a publicar algo. Vamos ver no que vai dar. :)

      Um grande abraço!

      Andrea

      Excluir
    2. Andrea, bom saber que você está bem.
      Hoje também penso duas vezes antes de fazer qualquer doce, porque tenho que controlar o açúcar. Aqui tem ótimas receitas.
      Passei pra te deixar um abraço e desejar felicidades, Bjs.

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin